Páginas

14/12/2015

Plano de Ações Inovadoras de Hanseníase é lançado em Balsas

FOT_2715
Plano de Ações Inovadoras de Hanseníase é lançado em Balsas 
Este ano, foram 62 casos de Hanseníase diagnosticados no município.  Nos últimos 05 anos, 333. Os números assustam, mas a doença tem cura. Em reunião realizada na última terça-feira (08), no Auditório da UFMA – Universidade Federal do Maranhão, foi promovido o lançamento do Programa Ações Inovadoras de Hanseníase, firmando uma parceria entre Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.

Em Balsas, foram escolhidos 04 bairros com maior incidência de Hanseníase: Bacaba, Jardim Primavera, Tresidela e Nova Tresidela. O projeto será desenvolvido nessas localidades através de visitas aos domicílios pelas equipes do Programa Saúde da Família, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Uma das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da Saúde é justamente a resistência das pessoas em permitir que os Agentes Comunitários adentrem suas residências. A prioridade é diagnosticar a doença em grávidas, idosos, crianças e diabéticos.

“Nós sabemos que realmente é um desafio. Essas visitas domiciliares acontecerão nos bairros prioritários, ou seja, naqueles bairros onde foi diagnosticado com o maior número de casos de Hanseníase. Então, no decorrer de 2016 já teremos diagnosticado o maior número de casos de Hanseníase. É um desafio, mas o município de Balsas abraçou a causa, e nós vamos apoiar para que possamos atingir o maior número de pacientes. É um número alto, nós sabemos que o município de Balsas é um município prioritário, mas o prefeito Rochinha está empenhado em colaborar com esse projeto”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Bastos.

O Gestor da Regional de Saúde, Eliabe Aguiar, explicou como será feita a pactuação entre Estado e Município para diminuir os casos de Hanseníase na região.

FOT_2707
Plano de Ações Inovadoras de Hanseníase é lançado em Balsas 
“Foram feitas reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde, com a Prefeitura de Balsas, Regional de Saúde do Estado, onde assinou-se um documento e hoje, está acontecendo o pontapé inicial, que é justamente o treinamento dos profissionais da Saúde que atuarão nesse projeto. Foi feito todo um mapeamento, uma estratégia, analisando qual bairro será prioritário, e esse trabalho será alcançado mês a mês. Pedimos encarecidamente que as pessoas abram suas portas, porque os Agentes vão estar em mutirão nesses bairros, de casa em casa. ”, pontuou.

O Coordenador do Programa de Combate à Hanseníase, Anildo Costa, afirmou que a doença tem cura, e quanto mais cedo for diagnosticada, mais fácil será a cura. O tratamento é grátis.

FOT_2720
Plano de Ações Inovadoras de Hanseníase é lançado em Balsas 
“Pedimos a todas as pessoas que tenham manchas na pele que apresentam insensibilidade térmica, ou manchas dormentes, que procurem qualquer Posto de Saúde imediatamente. O diagnóstico é gratuito. O tratamento é gratuito. Nas unidades básicas de Saúde nós temos pessoas capacitadas para diagnosticar Hanseníase. Nós temos 333 casos registrados nos últimos 05 anos. O índice é enorme. O Estado do Maranhão é o terceiro no País, e o município de Balsas está entre os 15 municípios com o maior índice de casos de Hanseníase. Então, a gente pede que as pessoas procurem os Postos de Saúde, e nós também faremos a nossa parte, através deste Projeto de Ações Inovadoras”, finalizou.

Os principais sintomas da Hanseníase são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas acompanhadas de dormência, dormência nos pés, surgimento de caroços avermelhados ou castanhos na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta publicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...