Páginas

15/12/2015

Encontro discute Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos

FOT_2637
Secretária de Saúde, Cristiane Bastos, e Afonso Macksuyama,
 coordenador do Projeto
O Projeto Cultivida já existe desde 2012 e  foi realizado em mais de 20 cidades. Em Balsas, membros das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura Familiar e Abastecimento participaram de capacitação para debater o assunto, com o objetivo de despertar atenção quanto às pessoas potencialmente expostas aos agrotóxicos, agricultores e seus familiares. O Projeto envolve o Sistema Único de Saúde, por meio da disseminação de informações nas Unidades Básicas de Saúde, com a finalidade de estabelecer o cuidado à saúde de pessoas vulneráveis aos efeitos dos agrotóxicos.

Afonso Macksuyama, coordenador do Projeto, esclarece que a parceria com o município é fundamental, dada à relevância e complexidade do tema.

FOT_2649
Encontro discute Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Passamos em mais de 20 cidades, em diversas regiões brasileiras, e constatamos que não temos muitos problemas na área da agricultura; as pessoas estão se cuidando mais, o que diminui o número de problemas relacionados aos agrotóxicos. Mesmo assim, é importante a conscientização de que a saúde do agricultor familiar deve ser preservada. Hoje, a ideia é capacitar os Agentes Comunitários de Saúde, porque são eles que estarão mais perto da comunidade. Numa segunda oportunidade, os agricultores responderão a questionários desses profissionais, para que tenhamos uma avaliação de como está a saúde desses entrevistados, no que se refere ao manuseio de produtos tóxicos”, disse.

A Secretária de Saúde, Cristiane Bastos, destaca o encontro.

O objetivo é que a gente identifique os problemas que, porventura, aqueles agricultores venham a ter por causa dos agrotóxicos. Hoje, estão reunidos os profissionais da Saúde: Agentes Comunitários, Agentes de Endemias e Enfermeiros das equipes saúde na família, para que possam ser multiplicadores e que a gente consiga lidar com esse problema, mesmo registrando um número baixo de pessoas com problemas relacionados aos agrotóxicos. Amanhã (8), esse encontro será no Povoado Batavo, e nós, enquanto Prefeitura, estamos empenhados em mobilizar o maior número de pessoas, para que possamos estender esse trabalho a toda a equipe de saúde na família”, destacou.

Para Adelma Bastos, Secretário de Agricultura e Abastecimento, os pequenos agricultores estão mais vulneráveis às doenças causadas por agrotóxicos e, por isso, todos devem estar atentos.

FOT_2652
Encontro discute Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
Não é somente o grande produtor de soja e milho que pode enfrentar esse problema, mas também aquele pequeno produtor. As embalagens de agrotóxicos não devem ser jogadas nos sítios, chácaras, porque isso pode causar doenças graves. Pedimos aos familiares que cuidem mais de suas propriedades e tenham um cuidado maior com o manuseio de agrotóxicos”, afirmou ele.

Dr. Ângelo Zanaga Trapé, professor da Universidade de Campinas, avaliou o encontro e destacou o objetivo do Projeto Cultivida.

Foi um encontro muito proveitoso aqui em Balsas. Eu tenho 35 anos de trabalho somente avaliando as tecnologias agroquímicas, e vejo que se utilizar os medicamentos adequados, a possibilidade dos indivíduos desenvolverem algum tipo de doença causado por agrotóxicos é muito pequena. O propósito Cultivida é fazer essa orientação dos agricultores para utilizarem adequadamente as tecnologias de produção, preservando a saúde pública”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta publicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...