Páginas

10/12/2015

Pela 7ª vez, processo de Cunha deixa de ser analisado no Conselho de Ética

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Metrópoles - Pela sétima vez, o processo disciplinar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deixou de ser analisado no Conselho de Ética da Casa. A leitura e votação do novo parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO) acontecerá na terça-feira (15/12) pela manhã, aumentando ainda mais as chances da admissibilidade não ser votada neste ano, uma vez que os trabalhos legislativos terminarão em duas semanas.
O item da pauta por volta das 12h desta quinta-feira (10), era o processo por quebra de decoro parlamentar contra o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ). Sem o caso Cunha em discussão, a “tropa de choque” do presidente da Câmara esvaziou o plenário.
Desabafo
O deputado Fausto Pinato (PRB-SP), ex-relator do processo por quebra de decoro parlamentar contra Cunha, disse que não será na “força” e na “pancadaria” que vão interferir no colegiado. “Aqui tem que respeitar, há diferença, há o debate, existe democracia. Não é a força e pancadaria que vai colocar a maioria (aqui)”, declarou. Ele disse ter recebido o telefonema de solidariedade do presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho.

Pinato afirmou que mesmo perdendo a relatoria, continua a ser segundo-vice presidente e com mandato no colegiado. “O que nos assusta é a falta de coragem de querer se defender”, alfinetou Pinato, referindo-se às manobras para evitar a votação da admissibilidade do processo contra Cunha. “Se continuar desse jeito, teremos de renunciar ao mandato no Conselho de Ética”, emendou.
Afastamento
Parlamentares de oposição ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avaliam não colocar em votação nesta quinta-feira (10/12), o projeto de resolução que pede o afastamento cautelar do peemedebista da função. Em minoria durante a manhã no Conselho de Ética, eles calcularam que não há votos suficientes neste momento para aprovar a medida. A sessão do colegiado continua, mas sem perspectiva de o assunto entrar em debate.

Deputados que geralmente votam com os oposicionistas, como o novo relator Marcos Rogério (PDT-RO) e Paulo Azi (DEM-BA), que estão presentes na sessão, teriam dito que não ajudarão a aprovar a medida. “Não vamos votar para perder”, justificou um titular da oposição.
O presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA) anunciou que a leitura e votação do novo parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO) acontecerá na terça-feira, pela manhã.
Blocos
Questionado pelo deputado Zé Geraldo (PT-PA) sobre a formação dos blocos no Conselho de Ética, Araújo disse que sua assessoria consultou a Secretaria-Geral da Mesa se no sorteio do relator do caso Cunha deveria se basear na divisão atual dos blocos ou na antiga. Por telefone, ele foi informado que valia o novo bloco, onde o partido de Fausto Pinato (PRB-SP) – relator destituído – não figurava mais como parte do bloco liderado pelo PMDB. “Foi um erro grave, aconteceu. Temos que pagar por ele”, disse Araújo, lamentando que não tenha recebido a resposta por escrito.

Diante da revelação de Araújo, o líder da Rede, Alessandro Molon (RJ), disse que incluirá a informação no pedido de afastamento do peemedebista que será protocolado na Procuradoria-Geral da República.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta publicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...