Páginas

28/01/2014

Projeto viabiliza criação de lei federal sobre concursos públicos

Elaborada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em consonância com a Associação Nacional dos Concurseiros (ANDACON), a Proposta de Emenda à Constituição 63/2012, deve entrar em pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O teor do documento é tornar concorrente entre União, estados e municípios a competência de legislar sobre concursos.

PEC já foi aprovada pelos senadores (Foto: Tribunahoje.com.br
Uma das propostas é a proibição de que haja concurso para formação de cadastro de reserva ou com número de vagas inferior a 5% dos postos já existentes no cargo ou emprego público federal. Além disso, proíbe-se, ainda, a eliminação de candidatos que respondam a inquérito policial ou processo criminal ainda sem condenação definitiva.

De acordo com o texto aprovado, o edital deverá ser publicado no Diário Oficial da União 90 dias antes da realização da primeira prova, sendo veiculado um dia depois nos sites do órgão que realiza o concurso e da instituição organizadora. As inscrições só poderão ser feitas pela internet, limitando-se o valor da taxa a 3% do valor da remuneração inicial do cargo em disputa.

A PEC 63/2012 teve a adesão de 30 senadores, sendo 27 o número mínimo de assinaturas para iniciar a tramitação. Se aprovada na CCJ, ela será avaliada pelo Plenário do Senado.

Do Senado Federal, com edições


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta publicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...