Páginas

17/01/2014

Em seminário, Roberto Rocha apresenta importância da formação de consórcio municipais

Vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha
O presidente da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci/Br), Roberto Rocha, participou de um seminário de divulgação dos protocolos dos consórcios municipais em Teresina, PI, nessa quinta-feira (16), onde apresentou para prefeitos do Maranhão e Piauí a importância da formação de consórcio municipais, um trabalho em conjunto que facilita a captação de recursos federais com mais planejamento, força e rapidez.

Durante o seminário, que contou também com a presença do Secretário estadual das Cidades João Alberto, representando o Governador do Piauí, Wilson Martins, o Superintendente Executivo da Conaci-Br, Ronald Damasceno, falou que as regiões metropolitanas precisam ainda entender a importância desta construção.

“A ideia é sensibilizar um número cada vez maior de prefeitos para que todos possamos fortalecer essa importante ferramenta de captação de recursos e de gestão municipal”, disse Rocha.

E como reforço de campanha de sensibilização e divulgação dos benefícios do consórcio municipal, a Conaci/Br já fechou para abril, a realização de um congresso nacional, para cerca de 3 mil prefeitos, em São Luís (MA).

“Os consórcios entram para suprir o vácuo deixado, no que diz respeito ao desenvolvimento regional. Por isso sua grande importância. Com eles, os municípios têm um apoio para implantar projetos em conjunto”, ressaltou.
Roberto Rocha lembrou ainda que muitos produtos podem surgir da união de forças.

“Em São Luis, da parceria da Prefeitura de São Luís, do Banco do Nordeste e do Cinpra (Consórcio Municipal de Produção e Abastecimento), nasceu o Banco da Cidade, que, já em 2014, deve investir 150 milhões de reais no nascimento de pequenos negócios, através do sistema de microcréditos”, afirmou.

Para o presidente da Concir/Br e vice-prefeito de São Luís, investimentos mais sólidos em saneamento básico, por exemplo, e outras obras de infraestrutura, também serão contemplados por consórcios municipais, reforçando a demanda regional.

“Municípios consorciados, unidos com um só objetivo, podem encontrar soluções para sua região, em temas como saneamento básico, cultura, produção, educação e até mesmo segurança, que hoje é um tema muito discutido no país”, disse o presidente.

II Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais

Ao final do encontro, Roberto Rocha convidou todos os presentes a participar do II Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais. Rocha defende a entrada do assunto na agenda política de 2014:  “o assunto precisa ser prioridade nos debates  eleitorais deste ano”.

O congresso deve ter, além de plenárias gerais, mesas temáticas com a participação de técnicos do governo federal. Em seu discurso, o superintendente executivo da Conaci-Br, Ronald Damasceno, falou que as regiões metropolitanas precisam ainda entender a importância desta construção.

“Precisamos ampliar este debate, pois, no Brasil, muitos gestores municipais ainda não abraçaram a ideia. Por isso estamos realizando seminários como este”, disse Damasceno.

“A formação dos consórcios municipais deve estar acima de interesses partidários”, concluiu o superintendente.

Por SuaCidade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta publicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...