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29/08/2019

Reflexões sobre a EJA - Educação de Jovens e Adultos

A escola é o espaço onde acontece a socialização, sendo um local de produção de saberes e práticas e que se propõe a contribuir para a formação de um sujeito crítico. Como forma de garantir o cumprimento da Constituição, quando diz que a educação é um direito de todos, foi implantada a EJA – Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino que visa oportunizar os alunos que retornam aos estudos depois de muitos anos longe deles.

As práticas pedagógicas utilizadas na EJA não são essencialmente diferentes daquelas utilizadas com os alunos do ensino fundamental e médio, pois buscam o desenvolvimento humano, inserindo-o numa perspectiva de política inclusiva e na ascensão social em diferentes esferas. Para a consolidação dos objetivos da escola, enquanto acolhedora dos alunos da EJA, é preciso, antes de tudo, repensar a organização do trabalho pedagógico, a começar pelo currículo, campo complexo de ações, de valores que envolvem múltiplos sujeitos em diferentes instâncias.

Outro elemento de grande importância diz respeito à avaliação, instrumento imprescindível na identificação dos níveis de conhecimentos dos alunos e como anda a assimilação desse conhecimento, visando, logicamente, corrigir possíveis deficiências. Da mesma forma que o currículo deve contemplar os determinados níveis de conhecimentos dos alunos com desigualdades em suas esferas escolares, a avaliação também precisa considerar as individualidades de cada um deles. Talvez seja esta uma das grandes características da Educação de Jovens e Adultos.

Os alunos da EJA se deparam com situações em que é preciso fazer escolhas entre estudar ou sobreviver, e muitos deles não conseguem associar as duas coisas. É preciso, portanto, fazer com que a escola conheça seus alunos e busque, através de políticas sociais inclusivas, meios para permaneçam na escola e consigam conquistar seus objetivos, que é, na maioria das vezes, um diploma, considerado um passaporte para a ascensão social e realização profissional desses educandos.

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