Páginas

07/01/2014

Balsas não regride; avança, porém, de maneira planejada





Sempre acompanhamos pelas redes sociais diversos questionamentos sobre o governo Luiz Rocha Filho, onde o mesmo supostamente não estaria dando as respostas de que o povo precisa. Que está parado. Que não vai conseguir fazer o que se comprometeu em campanha eleitoral. E isso, e aquilo!   

Assim sendo, convido todos a uma reflexão. Vamos olhar de novo para ver o novo!

O prefeito Rochinha ganhou as eleições garantindo mudanças e elas começaram antes mesmo da posse.  Vamos aos fatos:

01) Eleição na Câmara Municipal - Na maioria dos municípios brasileiros é comum ser regada a muito dinheiro e benesses quando da eleição da nova diretoria do Legislativo Municipal. Pois bem, já começamos economizando nesse quesito. Pela primeira vez em Balsas foi realizada uma eleição baseada na confiança ao gestor e na credibilidade. O balsense não teve que pagar nada pela eleição da mesa diretora.

02) Criada a Controladoria - Órgão para exercer a plena fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e das entidades públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade.

03) Incentivo ao funcionalismo público - Aumento salarial a todos servidores. As mudanças de nível e de referência alcançaram cerca de mil servidores que passaram a ganhar até 700 reais a mais em seus proventos mensais, além de receberem EPIS para desenvolverem suas funções, como é o caso dos servidores do Hospital Balsas Urgente. Diversos servidores de outras áreas foram treinados em cursos de qualificação e requalificação, como, por exemplo, os servidores da Casa Abrigo e Conselho Tutelar.

 04) Saúde – Um Posto de Saúde está sendo construído no bairro Bacaba. Todos os demais estão sendo reformados. Uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi conquistada pelo prefeito Luiz Rocha junto ao Governo Federal. O Hospital Balsas Urgente recebeu reparos em vários setores, além de material e medicamentos em alta quantidade a ponto de não faltar mais. Assim, o numero de cirurgias aumentou 2.544%, cujo aumento é elogiado pelos próprios médicos que se dizem agora respeitados profissionalmente. Os colaboradores do Hospital receberam vários treinamentos inclusive de atendimento aos clientes. A limpeza e higienização foram planejadas e intensificadas. Foi feita aquisição de um Técnico de Segurança do Trabalho. Um médico para atender na zona rural foi contratado e, na companhia de uma enfermeira e bastantes medicamentos, todas as comunidades são visitadas. Mais 6 médicos foram contratado. Agora, há atendimento 24 horas. Três ambulâncias 0km foram adquiridas já que o município estava sem ambulância havia 9 anos. As últimas foram adquiridas pelo governo Jonas Demito.

05) O município de Balsas hoje é Adimplente - Ou seja, não tem mais o nome negativado e isso faz com que possamos finalmente receber recursos do governo federal. Há 10 anos estava negativado.

06) A zona rural - sempre tão sofrida, agora tem recebido atenção. Nesse período, 12 máquinas pesadas realizam diversos serviços como recuperação e abertura de estradas, gradeação e enleiramento para o plantio. De uma só vez, 531 famílias estão sendo beneficiadas.  

07) O sucesso do PAA - 250 famílias entregam semanalmente seus produtos à Prefeitura, e recebem mensalmente o pagamento por verduras, legumes, frutas, polpas, maxixe, macaxeira e etc., que são levados à 21 escolas municipais, hospitais, abrigo dos velhinhos, APAE, PREMEVI, dentre outros.  

08) Na educação os avanços são notáveis – A evasão escolar diminuiu sensivelmente. A repetência, também. Um evento memorável foi realizado, o Sarau, revelador de diversos talentos no teatro, poesias, danças, musicas, numa clara demonstração de que as escolas municipais têm muitas aptidões. Atendimento nas creches houve um aumento de 10%. Diversos treinamentos foram promovidos.

09) Pronatec -  Foram treinados gratuitamente 2.333 alunos em diversos cursos, como Garçom, Atendimento a Clientes, Cabeleireiros, Cuidador de Idosos, Vendedores, Operador de Caixa , Auxiliar Administrativo, Almoxarife e etc.

10) O esporte - incentivos históricos foram feitos no esporte amador e profissional, já que pela primeira vez na história de nosso município o time de Balsas participa da primeira divisão do campeonato maranhense. Campeonatos na zona rural e urbana foram realizados o ano inteiro, e de diversas modalidades, não só o futebol. Com isso, leva-se mais saúde à população, entretenimento, e estimula até mesmo o comércio local, já que nesse período registra-se aumento de vendas de material esportivo.

11) Distribuição de Água – O Governo Municipal investiu 500 mil reais e colocou para funcionar o poço de Parque Governador Luiz Rocha, resolvendo definitivamente o problema de falta d’água para 20 mil pessoas em 5 bairros. No centro e em outros bairros também foram feitos vários serviços, que melhorou a distribuição da água na cidade.

12) A limpeza publica - também avançou bastante, enquanto cidades como Araguaína - TO, está em situação difícil nesse momento.

13) Pavimentação asfáltica - diversas ruas receberam asfalto novo.

14) obras de contenção - Balsas recebe uma das maiores obras na infraestrutura, para resolver um antigo problema da avenida Coronel Fonseca: uma contenção feita com forma têxtil material usado em países de primeiro mundo. 

Como se vê, Balsas caminha pra frente sim e a passos largos. Quem lê este artigo, vai lembrar vários outros avanços como obras e serviços do governo Luiz Rocha Filho que não foram citados aqui. É que Balsas agora recebe uma administração voltada não para a política simplesmente, mas para a rígida administração, num  choque de gestão.

O balsense só tem a ganhar, e todos verão que não se pode fazer tudo de uma hora pra outra. É preciso planejar, executar, avançar. Logo, logo, todos vão descobrir e admitir que o governo de Luiz Rocha Filho está no caminho certo, e que Balsas está mudando pra melhor.

Vamos em frente, uma Balsas ideal pra se morar está sendo construída, e você é parte dessa bela história.

Hilton Lima
Secretário Municipal de Comunicação Social
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...