O Povoado Angelim localizado aproximadamente a 12km da sede do município de Balsas, foi agraciado com curso profissionalizante do Programa Mulheres Mil, em parceria com o Pronatec e Instituto Federal do Maranhão – IFMA. O curso de Agricultura Familiar visa beneficiar a comunidade quanto ao fortalecimento da agricultura de subsistência e promoção do desenvolvimento da região.
Estiveram presentes na aula inaugural do curso a Secretária de Educação, Ana Lúcia Noleto; o Secretário de Agricultura Familiar e Abastecimento, Adelma Bastos; Miquéias Oliveira, coordenador do PRONATEC do IFMA, A interlocutora do Pronatec, Rose Nejelski; Jânio Fernandes, diretor de ensino do IFMA de Mangabeiras, além dos professores que vão atuar na região, ministrando aulas no curso que vai beneficiar 35 mulheres da comunidade Angelim.
Para a Secretária de Educação, o momento é importante para a valorização das pessoas através dos cursos profissionalizantes.
“O prefeito Rochinha sempre se preocupou em valorizar as pessoas, e esse exemplo de incentivo é através da consolidação dessa parceria entre Pronatec e IFMA, como forma de levar cursos profissionalizantes para localidades que necessitam, como é o caso do Povoado Angelim”, declarou.
Adelma Bastos, secretário de Agricultura Familiar e Abastecimento, disse que o programa é necessário para o fortalecimento da agricultura na região. “O curso de Agricultura Familiar é de grande valia para esta região, porque os moradores trabalham diretamente com a produção e comércio de produtos para manter a renda da família”, definiu.
Para o diretor de ensino do IFMA de Mangabeiras, o curso faz com que as mulheres acreditem na mudança de vida através do curso profissionalizante. “A vinda de um curso profissionalizante para uma região como o Angelim representa um grande incentivo na vida das pessoas, fazendo com que as mulheres beneficiadas acreditem que possam mudar de vida através deste curso e assim melhorem a renda destas 35 pessoas que frequentarão o curso”.
Para Miqueias Oliveira o desenvolvimento do município passa pela educação.“A parceria entre Pronatec e IFMA deu certo porque pensamos no desenvolvimento do município através da qualificação profissional. O povoado Angelim necessita de um curso como esse, porque é uma região muito produtiva”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta publicação