Chapada das Mesas - Carolina (MA) |
O Projeto de Integração do Polo Turístico das Chapadas das Mesas, organizado pela Unidade Regional do Sebrae em Balsas,vivencia uma nova etapa desde julho deste ano, onde teve início o mapeamento das potencialidades já comercializadas e de novos pontos turísticos que apresentam possíveis oportunidades nos municípios de Carolina, Riachão, Balsas e Tasso Fragoso, aumentando assim a oferta e o desenvolvimento de atividades para os turistas.
As atividades de mapeamento continuam até o mês de novembro onde acontecerá uma consolidação dos trabalhos de roteirização desta primeira etapa. Os resultados serão apresentados durante o 2º Encontro das Chapadas das Mesas, previsto para a primeira quinzena de novembro.
Para a analista técnica do Sebrae e gestora do projeto, Cecília Salata, depois de identificados e mapeados os atrativos, o Sebrae poderá fomentar as potencialidades levando ferramentas e orientações aos empresários de acordo com cada realidade. “Os turistas terão oportunidade de conhecer novos lugares com diferentes classificações e graus de dificuldades, permanecendo mais tempo no destino e assim movimentando a economia local”, explica Cecília.
POTENCIAL DA REGIÃO
A região da Chapada das Mesas apresenta um cenário ideal para a prática do turismo de aventura. Com exuberantes belezas naturais, cachoeiras, águas cristalinas e trilhas que aproximam o homem da natureza, além de montanhas e morros que já fazem parte do cartão postal da região, entremeados por matas ciliares eventuais e vegetação rasteira do cerrado.
O turismo de aventura e o ecoturismo são segmentos do mercado local que promovem a prática de atividades ao ar livre, envolvendo emoções e riscos controlados, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta publicação