O Corpo de Bombeiros em Balsas alerta para os riscos de descargas atmosféricas, mais conhecidas como raios, neste período do ano. Ontem (18) voltou a chover forte na região e o temporal no início da última noite durou cerca de meia hora e veio acompanhado de relâmpagos e trovões.
O período chuvoso no sul do Estado começou na primeira semana de outubro e deve se prolongar até o mês de março, mas as pancadas de chuvas mais intensas estão previstas para os meses de janeiro e fevereiro, principalmente nos fins de tarde e início de noite.
Segundo o Corpo de Bombeiros, nesse período a probalidade de queda de raios é maior e a população deve redobrar o cuidado para evitar acidentes. "Nós orientamos a população que, no momento de chuvas com descargas atmosféricas, não procure se abrigar em locais próximo a árvores, e tampouco ande nas ruas em locais abertos", explicou o tenente Márcio Fernando.
A cidade de Balsas é cercada por centenas de torres de transmissão que facilitam a comunicação entre as empresas do agronegócio e as fazendas localizadas na zona rural. A maioria tem um sistema de proteção contra raios. Segundo o Corpo de Bombeiros as torres não fazem aumentar os riscos de descargas atmosféricas. "A antena não atrai raio. Ela conduz o raio para a terra, com segurança", afirmou o tenente.
Fonte: Diário de Balsas