O Maranhão obteve 96% de índice de cobertura vacinal (Foto: Divulgação) |
A diretora geral da AGED, Fabiola Ewerton, reconheceu que a campanha foi desafiadora, dado o contexto de pandemia, e que o produtor maranhense mais uma vez entendeu a importância da campanha para que o Estado avance ainda mais no status sanitário de zona livre de aftosa, até que se possa fazer a retirada da vacina.
“Nossos agradecimentos ao produtor maranhense que, apesar da pandemia, cumpriu com o dever de vacinar seu rebanho, a toda a equipe técnica, que além dos cuidados sanitários já exigidos durante a vacinação, ainda utilizou todo o protocolo das autoridades de saúde para realizar a campanha, e ao governo do Estado, cuja sensibilidade em assistir o pequeno produtor e as comunidades e povos tradicionais destinou recursos para compra e doação de vacinas”, disse.
De acordo com os dados do Sistema de Integração Agropecuário, o Maranhão possui 8.843.328 cabeças de rebanho bovino e bubalino. Nessa primeira etapa foram vacinados 8.486.299 animais. Todas as Unidades Regionais (UR) da AGED bateram a meta do Mapa e ficaram com índice acima dos 90% de animais vacinados.
Oito Unidades Regionais da Agência conseguiram ficar com índice vacinal acima do que o Estado do Maranhão atingiu (96%), sendo que Presidente Dutra (98,9%), Itapecuru Mirim (98,4%) e Imperatriz (98,3%) obtiveram os melhores índices. As Unidades de Bacabal, Chapadinha e Rosário atingiram o índice de 97% e as Unidades de Açailândia e Caxias alcançaram a casa dos 96%.
Próxima etapa de vacinação e avanços no PNEFA
Os produtores maranhenses já devem se preparar para a II Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, que está prevista para começar em novembro deste ano. Nessa etapa os animais na faixa etária até 2 anos serão vacinados.
Além da segunda campanha, para cumprimento das metas do plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), o Maranhão está em fase final de organização do 4º Fórum Estadual sobre o plano estratégico, cuja data será no dia 22 de outubro e com a participação de especialistas no assunto.
O evento será online e aberto ao público.
Fonte: Governo do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta publicação