Páginas

15/08/2020

Por conta da pandemia, Hemomar de Balsas registra queda no volume de doação de sangue

Hemonúcleos investem na busca por doadores.
Hemonúcleos investem na busca por doadores (Foto: Reprodução)

O cenário de pandemia por conta do novo coronavírus tem afastado os doadores de sangue dos postos de coleta. Mesmo com a diminuição de casos e com a reabertura gradual de serviços e comércios, os doadores ainda não têm comparecido em grande número e com a frequência necessária no Maranhão. Em virtude disso, muitos hemonúcleos têm feito um apelo à população para aumentar os estoques. Em Pedreiras, quem atendeu ao apelo foram os servidores do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), que receberam a visita de profissionais do hemonúcleo da cidade.

Em Balsas, o hemonúcleo registrou uma queda de metade do número de doações por conta da pandemia. A média mensal de coleta chegava a 600 bolsas, agora fica entre 300 e 350. No mês de abril, por exemplo, pico da pandemia no Brasil, foram pouco mais de 200 bolsas de sangue coletadas.

“Para ajudar na captação de mais doadores criamos um card de orientação ao doador no período da pandemia e adotamos a estratégia do agendamento, buscamos e deixamos o doador em casa como forma de estímulo”, destacou a diretora administrativa do hemonúcleo de Balsas, Soraya Maria Lima.

Além da sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís, oito hemonúcleos estão à disposição da população maranhense; em Santa Inês, Pedreiras, Caxias, Codó, Pinheiro, Imperatriz e Balsas, as unidades são geridas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Do Diário de Balsas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta publicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...