O Governo do Estado entregou o novo Centro de Hemodiálise, contemplando o município de Balsas, em evento virtual na última sexta-feira (19). O espaço vai atender pacientes com doença renal crônica, alcançando os 13 municípios da região sul do Maranhão. O governador Flávio Dino participou da cerimônia, com presenças do vice-governador Carlos Brandão, secretários de Estado e autoridades políticas.
O Centro integra a rede de assistência a pacientes renais crônicos, que vem sendo ampliada pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade funcionará na mesma área do Hospital Regional de Balsas, contará com 10 máquinas de diálise e capacidade para atender 60 pacientes, sendo 30 por dia, em três turnos, de segunda a sábado.
“Cumprimento nosso governador, que a cidade de Balsas tem orgulho em dizer que é presente, mesmo em momento de pandemia, realizando mais um sonho da população. Da mesma forma, ao secretário de Saúde, Carlos Lula, que sempre esteve atento às demandas da nossa cidade. Com o governador Flávio Dino, Balsas hoje tem UTI Neonatal, referência para o Brasil, uma Maternidade e agora, o Centro de Hemodiálise. Mais um compromisso do Governo sendo realizado”, destacou o prefeito de Balsas, Erick Augusto Costas e Silva.
A estrutura do Centro de Hemodiálise possui recepção, consultório, sala de triagem, direção, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores, além da sala de coordenação de enfermagem.
Um total de 25 máquinas de diálise estavam sob gestão estadual, no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, no ano de 2014. A capacidade de atendimento era de 100 pacientes. Em 2021, com a inauguração do Centro de Hemodiálise de Balsas, esse número passará a 238 máquinas na gestão estadual e capacidade instalada para tratamento de 1.428 pacientes.
Do Diário de Balsas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta publicação