Páginas

14/11/2013

Roseana é desafiada a lutar contra facções criminosas

Roseana Sarney - Governadora do Maranhão
É muito fácil a governadora Roseana Sarney fazer jogo de cena e dizer que não tem medo de bandido.
Amparada por uma equipe de Segurança formada por dezenas de policiais de primeira linha, a ‘corajosa’ governadora, que no gogó desafia as facções criminosas, mas não dá um passo que não seja cercada de seguranças, deixou a situação chegar no limite. Nunca o nosso estado passou por uma crise tão grande na segurança.
A própria Roseana não acredita no sistema de segurança do seu governo.
Um ouvinte entrou nesta quarta-feira no programa do radialista Silvan Alves, na rádio Difusora AM e debochou da nova promessa de Roseana, semelhante a feita no início do seu quarto mandato no qual garantiu que o povo poderia dormir de janelas e portas abertas. Hoje a população anda apavorada, em pânico.
A governadora andou dizendo que usa saía, mas também usa calça, então ela aproveita e coloca o bigode do Sarney e vai com uma arma dessa 38 pra um trailers desse”, desafiou o ouvinte.

Por: John Cutrim

13/11/2013

Critérios para participação do Minha Casa Minha Vida

I - candidatos coabitados com maior número de filhos menores;
II - candidatos que comprovem oficialmente que residem no mínimo há 03 (três) anos no Município de Balsas – MA;
III -candidatos que comprometam acima de 40% de sua renda familiar com aluguel de sua moradia.

Poderão se inscrever as pessoas com idade mínima de 18 (dezoito) anos, cuja renda familiar bruta seja de até R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais), sendo vedado a participação de candidato que já tiver sido beneficiado anteriormente em programas de habitação social do governo ou o que possui casa própria ou financiamento habitacional em qualquer unidade da federação.

Conflito no Maranhão, uma lição de realidade


A Comissão Pastoral da Terra quer de público agradecer ao deputado estadual César Pires, do DEM do Maranhão, líder do governo Roseana Sarney na Assembleia Legislativa, pelos esclarecimentos que faz a toda a sociedade, sobre como agem os poderes constituídos em relação a conflitos agrários.

Estes esclarecimentos estão contidos no Ofício 71/2013, que o deputado encaminhou na data de 23.09.2013 ao desembargador Gercino José da Silva Filho, ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo. O ofício se reporta ao conflito envolvendo, de um lado, a comunidade quilombola de Santa Maria dos Moreiras, em Codó – MA, e de outro, o próprio deputado.

A comunidade quilombola de Santa Maria dos Moreiras integra um dos maiores territórios étnicos do estado do Maranhão. Pesquisas acadêmicas identificam sua existência há mais de 200 anos. Em 24.01.2008, a Fundação Cultural Palmares reconheceu e certificou o território de Bom Jesus onde se encrava Santa Maria dos Moreiras. Desde 1992, os quilombolas travam uma luta dura pela preservação do seu território, contra o deputado que se arvora dono da área.

Neste período foram destruídas roças, houve proibições de acesso às fontes de água, restrição de uso dos caminhos de roça e construção de cercas de arame farpado impedindo o acesso das famílias às matas de babaçu e às roças.

Em 3 de novembro de 2012, três policiais militares, acompanhando dois “encarregados” da fazenda, bloquearam a estrada do quilombo impedindo a passagem das pessoas e disparando tiros de armas de fogo. Antes de irem embora, passaram perto das casas dando tiros para cima.
Em 31 de janeiro de 2013, enquanto os quilombolas realizavam Assembleia da comunidade, um jagunço e um tenente da Polícia Militar incendiaram duas casas.

Por conta destas violências, em 22 de agosto de 2013, foi realizada audiência pública nesta comunidade, reunindo também representantes de outras comunidades com representantes do INCRA e da Ouvidoria Agrária Regional. Os quilombolas relataram as inúmeras violências que têm sofrido, principalmente da parte do deputado estadual Cesar Pires, que tem como forte aliado o prefeito do município de Codó, Zito Rolim, do PV. Este figura, desde 2011, na lista suja do Ministério do Trabalho e Emprego, por exploração de mão de obra em condições análogas às de escravo.

Dias depois da audiência, em 02.09.2013, bois do parlamentar invadiram a roça de Gilberto Bezerra de Araújo, destruindo o que estava plantado.

Segundo se depreende do ofício do deputado, os quilombolas reagiram à destruição da roça e mataram um boi. O fato foi prontamente denunciado e o Sr. Antônio Cesar Pereira dos Santos, presidente da Associação Quilombola de Santa Maria dos Moreiras, foi indiciado pela polícia e “o processo será ou já foi encaminhado à justiça”. Poucos dias depois, a delegacia local iniciou procedimentos para apurar responsabilidades, pela morte de outro boi. “Para minha surpresa já hoje (26/09/2013) (sic) voltaram a matar outro animal, desta vez um burro”, diz o ofício datado de 23/09/2013.

Nele se lê ainda que a Secretaria de Agricultura do município elaborou relatório atestando a inexistência de roças dos quilombolas na área: “as plantações de vazantes são feitas em meu açude sem autorização”.

Realmente este ofício é uma peça pedagógica e ganha consistência maior pela pessoa que o enviou. Mostra com clareza meridiana a diferença de tratamento dado a quem tem poder e dinheiro e aos camponeses e pobres. A morte de animais são denunciadas e apuradas com rapidez incomuns, levando ao indiciamento de supostos culpados. Não se tem notícia de que as agressões sofridas pela comunidade tenham merecido atenção das autoridades. Mostra, também, como interagem diversos poderes.

Neste caso a fábula do lobo e do cordeiro encontra aplicação prática: as ações dos pequenos, no caso os quilombolas, têm como único objetivo provocar a quem se julga detentor de direitos para depois se fazerem passar por vítimas: “as cercas são frágeis feitas com um único propósito de provocar-me e tentar justificar as mortes dos animais.” “A violência no campo do Maranhão”, deixa explícito o deputado: “às vezes chega a ser fantasiada e alardeada numa tentativa de alguém tirar proveito dos fatos”.

“Matar animais indefesos com armas de grande calibre, e de grande porte. Bandidagem,” registra o ofício. Destruir plantações, impedir o livre trânsito de pessoas, queimar residências, intimidar com armas de fogo, o que será?

Para o deputado, os advogados dos quilombolas, não têm “conhecimento”, “nem talento e criatividade”, por isso apelam para a “provocação”, “para torná-los vítimas, única forma de aparecerem”.

Quem, durante 21 anos, intimidou, ameaçou e agrediu, agora declara: “Sinto-me ameaçado de morte e quero registrar isso a nível nacional”, cômico, não fosse trágico.
Mais uma vez a Comissão Pastoral da Terra, citada pelo deputado, quer agradecer a lição prática sobre como se dão as relações na sociedade brasileira.

Goiânia, 18 de outubro de 2013.

Dom Enemésio Lazzaris
Presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Semana da Arte em Balsas: Programação para hoje (13)


• Exposições de telas e artesanato: Das 08h às 22h durante os dias 13, 14, 15 e 16 – Local: (Ginásio de Esporte).
• Concerto com Trombone 1: Marcos Araújo: Às 1930 – Local: Espaço Cultural.
• Concerto com Trompete 1: Celton Pinheiro:Às 19h50 – Espaço Cultural.
• Concerto com Sax Tenor 1: Ricardo Gomes: Às 20h – Espaço Cultural
• Concerto em Sax Alto 1: Rainel Santos: Às 20h20 – Local: Espaço Cultural.
• Concerto com Trompete 3: Dionatan Santos: Às 20h40 – Espaço Cultural.
• Concerto em Sax Alto 4: Rafael stralioto: Às 20h50 – Local: Espaço Cultural.
• Concerto em Sax Alto 5: Mareça Gemimma: Às 21h – Local: Espaço cultural.
• Concerto em Trombone 2: Arthur: Às 21h20 – Local: Espaço Cultural.
• Concerto Trompete 2: Pedro Augusto Pinheiro: Às 21h30 – Espaço Cultural
• Concerto em Sax Alto 2: Renato Nascimento: Às 21h40 – Espaço Cultura.
• Concerto em Sax Alto 3: João Paulo Otero: Às 20h40 – Local: Espaço Cultural


Fonte: www.balsas.ma.gov.br

05/11/2013

Programação da Semana de Arte em Balsas

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Dia 11, segunda-feira:

•    Abertura: às 10h – Local: Espaço Cultural (Ginásio de Esporte).
•   Exposições de telas e artesanato: das 08h às 22h durante os dias 11 e 16 – Local: Ginásio de Esporte. Artistas: Edmilson Oliveira, Wellington Silva, Servo, Fátima Cardoso.
•    Peça: Velhos Caem do Céu como Canivete: Pequena Companhia de Teatro – às 19h – Local: Teatro do Colégio Marista São Pio X.
•    Concerto com Trombone 1: Marcos Araújo: às 19h – Local: Espaço Cultural.
•    Concerto com Trompete 1: Celton Pinheiro: às 19h20min – Espaço Cultural.
•    Concerto com Sax Tenor 1: Ricardo Gomes: às 19h40min – Espaço Cultural • Concerto em Sax Alto 1: Rainel Santos: às 20h – Local: Espaço Cultural.
   Concerto com Trompete 3: Dionatan Santos: às 20h20min – Espaço Cultural.

•    Concerto em Sax Alto 4: Rafael stralioto: às 21h – Local: Espaço Cultural.
•    Concerto em Sax Alto 5: Mareça Gemima: às 21h30min – Local: Espaço.
•    Concerto em Trombone 2: Arthur: às 21h30min – Local: Espaço Cultural.
•     Lançamento do Livro Cinco Tempos em Cinco Textos do dramaturgo Marcelo Flecha: às 21h30min – Local: Museu do Sertão.

Dia 12, terça-feira:


•    Apresentação de grupos de capoeira: das 19h às 20h – Local: Espaço Cultural.
•     Show Instrumental Sax Soprano: Enrique França: às 20h – Espaço Cultural
•    Concerto com Coral Marista: Ir. Itaici Sobral: às 20h30min – Espaço Cultural.
•    Concerto Musical Banda Marista: às 21h – Local: Espaço Cultural.
•    Música MPB – Jeferson Ribeiro – às 21h20min – Local: Espaço Cultural.
•     Peça: Velhos Caem do Céu como Canivete: às 18h30min – Local: Teatro Colégio São Pio X
•     Peça: Velhos Caem do Céu como Canivete: às 20h30min – Local: Teatro Colégio São Pio X
•    Lançamento do Livro Vícios e Ideais: Álvaro Júnior Nóbrega: às 20h – Local: Museu do Sertão.

Dia 13, quarta-feira:


•    Dança do Maculelê – Grupo da APAE: às 19h – Local: Espaço Cultural. • Apresentação teatral da AABB Comunidade: As 19:30h.
•    Concerto Trompete 2: Pedro Augusto Pinheiro: às 20h00min – Espaço Cultural
•    Concerto em Sax Alto 2: Renato Nascimento: às 20:30h – Espaço Cultural.
•     Alunos do Programa “Mais Educação”: às 20h30min – Espaço Cultural.
•    Neto da Ana Lucia no acordeon: às 21h – Espaço Cultural.
•    Festival de Bandas e Fanfarras: das 21h às 22h. Espaço Cultural. Dia 14, quinta-feira:
•    Boizinho do “Criança Maravilha”: às 19h Local: Espaço Cultural.
•    Espetáculo de Dança – Grupo PREMEVE: às 19h30min – Espaço Cultural.
•    Show musical com Barbara Cruz – às 20h – Espaço Cultural.
•    Concerto de Flauta Transversal – Very Laurina: às 20h20min – Espaço Cultural.
•    Concerto em Sax Alto 3: João Paulo Otero: às 20h40min – Local: Espaço Cultural
•    Cacuriá – Grupo de Jovens do Bairro São Felix: às 20h30min – Espaço Cultural
•    Apresentações dos alunos do “Mais Educação”: às 21h – Espaço Cultural. Dia 15, sexta-feira:
•     Concerto Instrumental – Banda Leonizard Braúna: às 19h- Espaço Cultural.
•    Apresentações dos alunos do “Mais Educação”: às 20h – Espaço Cultural.
•     Show de MPB com o Wiliam Araújo – às 21h – Local: Espaço Cultural.
•    Lançamento do livro Fachada da Inserção – Julia Camêlo: às 20h – Local: Museu do Sertão.
•    Teatro: Peça O menestrel – Grupo Guerreiros – às 19h30min - Local: Auditório da UFMA. Dia 16, sábado:
•     Concerto de encerramento com a Orquestra de Câmara da Escola de Música do Estado do Maranhão juntamente com bandas e fanfarras de Balsas e Região, das 19h às 22h - Local: Espaço Cultural.

PROGRAMAÇÃO FORMATIVA


Dia 11, segunda-feira:


•    Oficina de teatro como o dramaturgo Marcelo Flecha – Local: Salão Azul do Colégio Pio X, das 09h às 16h.

Dia 14, quinta-feira:


•    Curso Saxofone e trompete: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 14h às 21h.
•     Curso Trombone: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 14h às 21h
•    Curso de Violão: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 14h às 21h.
•    Curso de Violino: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 14h às 21h.
•    Oficina de Percussão e bateria: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 14h às 21h
•    Curso de Teoria Musical: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 14h às 21h.

Dia 15, sexta-feira:

•    Curso Saxofone e trompete: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 21h.
•     Curso Trombone: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 21h.
•    Curso de Violão: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 21h.
•    Curso de Violino: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 21h.
•    Oficina de Percussão e bateria: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 21h.
•     Curso de Teoria Musical: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 21h.

Dia 16, sábado:


•    Curso Saxofone e trompete: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 17h.
•    Curso Trombone: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 17h.
•    Curso de Violão: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 17h.
•    Curso de Violino: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 17h.
•     Oficina de Percussão e bateria: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 17h.
•     Curso de Teoria Musical: Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão – Local: Escola Dom Daniel Comboni: das 08h às 17h.

Fonte: Secom/Balsas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...